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O Reconhecimento do Transtorno Depressivo entre os alunos de um curso de Medicina por professor e por mentores

27 de novembro de 2022 Lia Constantino Comments Off

A graduação em medicina envolve vários desafios para os alunos, como a competição por
uma vaga, as altas exigências do curso e os valores das mensalidades. A medicina é uma
carreira muito valorizada socialmente e algumas famílias investem suas expectativas em um
dos membros, que deve corresponder e se formar médico. Apesar dessa valorização, alunos
universitários de medicina sofrem com diferentes apresentações de sofrimento mental,
potencializados pela própria graduação. Dentre esses quadros destacam-se os transtornos de
ansiedade, os transtornos depressivos e em alguns casos mais graves a presença de ideação de
autoextermínio. O sofrimento mental do aluno está diretamente correlacionado com a queda
de rendimento em suas atividades acadêmicas e o aumento dos casos de suicídio. A saúde
mental dos estudantes tem se constituído cada vez mais como preocupação das Instituições de
Ensino Superior, que têm abordado o problema de formas distintas, uma destas, a mentoria.
Essa pesquisa teve por objetivo analisar se há diferenças na abordagem e na identificação dos
transtornos depressivos dos alunos de medicina por professores e por mentores e se o tamanho
das turmas influenciaria nesse processo. Investigou-se ainda, a contribuição da atuação do
núcleo de apoio psicopedagógico da instituição por meio da percepção dos docentes. A
pesquisa se deu em duas etapas, sendo a primeira marcada pelo preenchimento de um
questionário por 23 professores, a fim de se conhecer o perfil do docente do curso de
medicina da instituição na qual os dados foram coletados. Em um segundo momento, foram
realizados dois grupos focais com um total de 10 professores e mentores, nos quais se discutiu
sobre a saúde mental dos alunos do curso de medicina. Para a análise, foi utilizado o Discurso
do Sujeito Coletivo, por meio do programa DSCsoft. Os resultados apontaram que tanto
professores quanto mentores têm um importante papel em relação ao transtorno depressivo
dos alunos. Os professores têm importância na identificação dos transtornos mentais
apresentados pelos alunos, enquanto os mentores atuaram de forma mais consistente na
condução dos casos. A atuação do mentor demonstrou, ainda, vínculo com a atuação do
núcleo de apoio psicopedagógico, sendo as duas ferramentas indissociáveis. A presença de
grupos menores de alunos foi de suma importância na identificação dos transtornos
depressivos, de acordo com os docentes. Portanto, a proximidade entre docentes e alunos
efetivada pela mentoria e a constituição de grupos menores de alunos, permitiu uma
aproximação entre estes sujeitos, contribuindo para o bom desfecho dos casos.

Palavras-chave: Medicina, Saúde Mental, Depressão, Mentoria.

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