Análise da situação de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir de registro escolar diário

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Análise da situação de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir de registro escolar diário

13 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do
neurodesenvolvimento caracterizado pelo deficit no desenvolvimento de duas áreas:
habilidades sociocomunicativas e habilidades comportamentais, com presença de
comportamentos ou interesses repetitivos e ou estereotipados. Os sintomas devem estar
presentes precocemente e podem variar quanto à necessidade de apoio ou de suporte. A inclusão
de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas comuns, dentre eles de
alunos com TEA, vem crescendo a cada ano, principalmente após a criação da Política Nacional
de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em 2012. O aumento
de matrículas garantiu um dos direitos previstos na legislação brasileira: o acesso universal à
educação. Entretanto, a garantia do aprendizado dos alunos com autismo nas escolas comuns
ainda é um desafio. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a inclusão escolar de 30 alunos
com autismo, com perfis variados de desenvolvimento e matriculados em escolas comuns, a
partir da análise de um registro escolar. A pesquisa, qualitativa e descritiva, empregou como
procedimento a análise documental. Foi utilizado para análise o Registro Escolar Diário (RED).
O RED é um instrumento que foi desenvolvido em um centro especializado no atendimento a
pessoas com TEA, com o objetivo de registrar as atividades realizadas pelo aluno no ambiente
escolar. Nessa pesquisa, foram analisados um mês de RED de 30 alunos com autismo,
preenchidos pelos responsáveis da escola, dos anos de 2016 e 2017. As categorias utilizadas na
análise são aquelas que constam no RED, a saber: atividades idênticas às da turma ou atividades
diferentes às da turma; se idênticas, as atividades deveriam ser consideradas em seu nível de
compreensão e de ajuda; se diferentes, as atividades seriam consideradas como planejadas ou
não. As categorias foram analisadas a partir de um conceito proposto nessa pesquisa, a Situação
de Inclusão, dividida nos tipos 1,2,3 ou 4. A hipótese é de que, por meio dos registros do RED,
seria possível descrever a Situação de Inclusão do aluno, a partir da análise da frequência das
categorias acima descritas. A análise dos dados permitiu concluir que grau de autismo do aluno
não é o único elemento que determina a Situação de Inclusão. Verificou-se que alunos com
autismo grave foram incluídos em muitas atividades iguais às da sua turma. Entretanto, por
outro lado, notou-se que o autismo grave quando associado a séries mais avançadas da
escolarização podem implicar em um aumento percentual de atividades individuais. Nesse
ponto a pesquisa esclareceu a diferença entre o que são atividades diferentes da turma e o que
são atividades planejadas. Por fim, é possível afirmar que o RED apresentou um retrato da
Situação de Inclusão dos alunos da amostra. O conceito de Situação de Inclusão pode auxiliar
o professor na tomada de decisões sobre o percurso escolar do aluno e o RED se tornar um
instrumento importante nas escolas, principalmente se for utilizado em associação ao Plano de
Desenvolvimento Individual.


Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação inclusiva. Situação de Inclusão.
Público Alvo da Educação Especial. Registro Escolar Diário.

Dissertação completa disponível no link.

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