Aprovado a reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura, até o nível de Departamento.
DECRETO Nº 1.083, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1971
Dispõe sobre a complementação da reorganização da Secretaria da Educação e Cultura, e da outra providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, usando da atribuição que lhe confere o art. 47, inciso II, da Constituição Estadual, bem como da autorização constante do Ato Institucional nº 8, de 2 de abril de 1968; Considerando que, pelo Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971, foi aprovada a reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura, até o nível de Departamento; Considerando, no entanto, a necessidade de completar a aludida reforma administrativa, como desdobramento dos Departamentos em unidades divisionais de trabalho, indispensáveis à implantação dos mecanismos de trabalho de cada Diretoria ou órgão departamental; Considerando a necessidade de ajustar a organização administrativa à Lei Federal n° 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixou novas Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus; considerando, finalmente, a necessidade de se impulsionar e desenvolver os projetos determinados pelo Governo Federal, com a maior urgência, no setor da Educação; D E C R E T A: Art. 1º – Ficam aprovadas as estruturas da Diretoria Geral, das Diretorias de Administração, de Educação e de Assuntos Culturais, bem como do Centro de Comunicação e do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, constantes do Anexo I, II, III, IV, V e VI, respectivamente, da Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, que ficam fazendo parte integrante deste Decreto, em complementação ao Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971, que aprovou a reforma administrativa da Secretaria até o nível de Departamento. Art. 2º – A reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura se desenvolverá por etapas, seguindo um ritmo de trabalho progressivo, respeitando as seguintes linhas de ação: a) – administração por objetivos; b) – implementação da política de descentralização dos processos de execução; c) – execução regionalizada visando a dar aos órgãos centrais maiores possibilidades de cumprimento dos princípios fundamentais das atividades de administração educacional no campo do planejamento, coordenação e controle; d) – prosseguimento dos trabalhos de simplificação de rotinas administrativas; e) – modernização dos métodos de trabalho; f) – centralização, em órgãos regionais, de documentos, visando a um melhor controle dos dispêndios; g) – implantação de processos de trabalho que permitam atendimento mais humano e menos burocrático a todos aqueles que procuram orientação ou solução de problemas de natureza educacional; h) – implementação de medidas que visem a dar efetivo cumprimento às diretrizes em que se baseiam os sistemas de planejamento, orçamento e programação financeira. Art. 3º – Ficam declaradas extintas todas funções gratificadas que compunham a estrutura orgânica da Secretaria da Educação e Cultura, baixada pelo Decreto n° 10527 de 9 de janeiro de 1963, constantes do Anexo VII. Art. 4º – Com os recursos provenientes da extinção das funções gratificadas referidas no artigo anterior, ficam criadas para o Gabinete do Secretário e para os órgãos constantes dos Anexos I, II, III, IV, V e VI, a que se refere o artigo 1°, as funções gratificadas relacionadas no Anexo VIII, qual fica igualmente fazendo parte integrante deste Decreto, observada a simbologia nele estabelecida. Parágrafo Único – Ficam criadas mais 10 (dez) funções gratificadas de Supervisor de Merenda Escolar, Símbolo 8-F, e 30 (trinta) de Administrador Predial, também Símbolo 8-F, além das já existentes. Art. 5º – Além da delegação dada ao Diretor Geral da Secretaria da Educação e altura pelo artigo 21, do Decreto n° 1.083, de 19 de novembro de 1971, ficam-lhe delegadas mais as seguintes atribuições, observados os preceitos legais e regulamentares e específicos: I – baixar Portarias relativas à concessão, transferência, acumulação e aprovação de escala de férias; II – expedir Portarias para colocar à disposição de outros órgãos estaduais ou não, servidores da Secretaria, quando devidamente autorizados pelo Chefe do Poder Executivo; III – autorizar a abertura de Sindicâncias e Inquéritos Administrativos para a apuração de infrações disciplinares; IV – baixar instruções normativas relativas à rotina administrativa dos órgãos da Secretaria; V – exercer controle da execução dos Convênios celebrados com a Secretaria; VI – assinar Certificados e Diplomas de Cursos legalmente instituídos pela Secretaria; Art. 6° – Fica expressamente revogado o Decreto nº 1.948, de 4 de maio de 1966, que institui a ALFA Alfabetização de Adolescentes e Adultos, cujas atribuições passam a ser exercidas pelo Departamento de Educação Complementar, da Diretoria de Educação. Art. 7° – O Secretário da Educação e Cultura, deverá encaminhar, dentro de 180 (cento e oitenta) dias, ao Governador do Estado, análise dos resultados observados com a implantação das alterações constante deste Decreto. Art. 8º – O Secretário da Educação e Cultura encaminhará ao Chefe do Poder Executivo, dentro de 120 (cento e vinte) dias, o Regulamento Geral da Secretaria, para a necessária aprovação. Art. 9º – As despesas com a execução do presente Decreto serão atendidas pelas verbas próprias de pessoal constantes do orçamento em vigor. Art. 10 – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Ar t. 11 – Revogam-se as disposições em contrário. Curitiba, em 28 de setembro de 1972, 151° da Independência e 84° da República. PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA Governador do Estado ROBERTO LINHARES DA COSTA Secretário da Educação e Cultura. A N E X O I DIRETORIA GERAL 1 – Gabinete da Diretoria Geral; 2 – Assessoria Técnica; 3 – Diretoria Adjunta: 3.1. Assessoria Administrativa; 3.2. Serviço de Atividades Administrativas e Auxiliares; 3.2.1. Seção de Expediente e Comunicação; 3.2.2. Seção de Mecanografia. A N E X O II DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Gabinete da Diretoria;
Assessoria Técnica;
Diretoria Adjunta: 3.1. Assessoria Administrativa; 3.2. Serviço de Atividades Administrativas Auxiliares; 4. Departamento de Pessoal: 4.1. Gabinete do Diretor; 4.2. Assistência Administrativa; 4.3. Divisão do Cadastro Funcional: 4.3.1. Seção de Registro e Anotações; 4.3.2. Seção de Classificação de Cargos; 4.3.3. Seção do Fichário Central; 4.4. Divisão do Cadastro Financeiro: 4•4.1. Seção de Cadastro de Cargos e Funções; 4.4.2. Seção de Controle Financeiro; 4.5. Divisão de Direitos e Deveres; 4.5.1. Seção de Informações; 4.5.2. Seção de Certidões e Declarações; 4.6. Serviço de Comunicação;
Departamento de Material: 5.1. Gabinete do Diretor; 5.2. Assistência Administrativa; 5.3. Divisão de Estoque e Expedição: 5.3.1. Seção de Material Permanente; 5.3.2. Seção de Material de Consumo; 5.3.3. Seção de Material de Limpeza; 5.4. Divisão de Previsão: 5.4.1. Seção de Levantamento Estatístico; 5.4.2. Seção Administrativa;
Departamento Jurídico: 6.1. Gabinete do Diretor; 6.2. Assistência Administrativa; 6.3. Divisão Jurídica: 6.3.1. Seção de Legislação e Jurisprudência; 6.3.2. Seção de Vantagens e Regime Disciplinar; 6.3.3. Seção de Regime Trabalhista; 6.3.4. Seção de Contratos; 6.3.5. Seção de Convênios; 6.4..Divisão Administrativa: 6.4.1. Seção de Expediente e Protocolo; 6.4.2. Seção de Arquivo e Documentação; 7. Departamento de Serviços Gerais: 7.1. Gabinete do Diretor; 7.2. Assistência Administrativa; 7.3. Divisão de Transporte e Manutenção: 7.3.1. Seção de Manutenção e Reparos; 7.3.2. Seção de Transporte e Controle; 7.4. Divisão de Serviços Eventuais: 7.4.1. Seção de Cadastro; 7.4.2. Seção Administrativa; 7.5. Serviço de Zeladoria; 7.6. Serviço de P.A.B.X.
Departamento Financeiro e Patrimonial: 8.1. Gabinete do Diretor; 8.2. Assistência Administrativa; 8.3. Divisão de Administração Financeira: 8.3.1. Serviço de Tesouraria; 8.3.2. Seção de Bancos e Correspondência; 8.4. Contadoria Seccional, tecnicamente subordinada à Contadoria Geral do Estado; 8.4.1. Seção de Empenhos; 8.4.2. Seção de Contas a Pagar; 8.5. Serviço de Administração; 8.6. Serviço de Patrimônio;
Departamento de Expediente e Comunicação: 9.1. Gabinete do Diretor; 9.2. Assistência Administrativa; 9.3. Divisão de Protocolo; 9.3.1. Seção de Protocolo; 9.3.2. Seção de Informações; 9.4. Divisão Administrativa; 9.4.1. Seção de Controle de Licenças; 9.4.2. Seção de Redação de Atos Oficiais; 9.5. Divisão de Arquivo e Documentação: 9.5.1. Seção de Arquivo de Processos; 9.5.2. Seção de Documentação; 9.6. Serviço de Comunicação. ANEXO III DIRETORIA DE EDUCAÇÃO
Gabinete da Diretoria;
Assessoria Técnica;
Diretoria Adjunta: 3.1 – Assessoria Administrativa; 3.2 – Serviço de Contabilidade; 3.2 – Serviço de Atividades Administrativas Auxiliares; 3.4 – Divisão de Cadastro de Recursos Humanos: 3.4.1 – Seção de Curitiba; 3.4.2 – Seção de Londrina; 3.4.3 – Seção de Maringá; 3.4.4 – Seção de Cascavel.
Departamento de Ensino de 1º Grau: 4.1 – Gabinete do Diretor; 4.2 – Assistência Técnica; 4.3 – Assistência Administrativa; 4.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 4.5 – Divisão de Assistência Administrativa: 4.5.1 – Serviço de Pessoal: 4.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares; 4.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação; 4.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 4.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 4.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 4.6.1.1 – Seção de Ensino Estadual; 4.6.1.2 – Seção de Ensino Municipal e Particular; 4.6.2 – Serviço de Verificação da Vida Escolar: 4.6.2.1 – Seção de Controle e Informação; 4.6.2.2 – Seção de Fiscalização de obrigatoriedade Escolar; 4.7 – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica: 4.7.1 – Serviço de Orientação Técnico-Pedagógica; 4.7.2 – Serviço de Orientação Educacional e Vocacional; 4.8 – Divisão de Assistência ao Educando: 4.8.1 – Serviço Social Escolar; 4.8.2 – Serviço de Saúde e Higiene Escolar; 4.8.3 – Serviço de Bolsas de Estudo; 4.8.4 – Serviço de Merenda Escolar: 4.8.4.1 – Seção Técnica; 4.8.4.2 – Seção de Coordenação e Controle; 4.9 – Divisão de Educação Pré-Escolar (Pré-Primário): 4.9.1 – Serviço de Orientação Psico-Pedagógica; 4.9.2 – Serviço de intercâmbio e Controle da Rede Escolar; 5. Departamento de Ensino de 2° Grau: 5.1 – Gabinete do Diretor; 5.2 – Assistência Técnica; 5.3 – Assistência Administrativa; 5.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 5.5 – Divisão de Assistência Administrativa: 5.5.1 – Serviço de Pessoal: 5.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares; 5.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação; 5.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 5.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 5.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar; 5.6.1.1 – Seção de Ensino Estadual; 5.6.1.2 – Seção do Ensino Municipal e Particular; 5.7 – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica: 5.7.1 – Serviço de Estudos e Orientação de Currículos de Formação Geral; 5.7.2 – Serviço de Estudos e Orientação de Currículos de Formação Técnico Profissional; 5.7.3 – Serviço de Orientação Educacional e Profissional; 5.8 – Divisão de Assistência ao Educando: 5.8.1 – Serviço de Bolsas de Estudo;
Departamento de Educação Especial: 6.1 – Gabinete do Diretor;. 6.2 – Assistência Técnica; 6.3 – Assistência Administrativa; 6.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 6.5 – Divisão de Assistência Administrativa: 6.5.1 – Serviço de Levantamento e Registro de Recursos Humanos; 6.5.2 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar; 6.5.3 – Serviço de Documentação e Divulgação; 6.5.4 – Serviço de Orçamento e Controle Financeiro; 6.6 – Divisão Psico-Pedagógica: a 6.6.1 – Serviço de Triagem, Diagnóstico e Encaminhamento; 6.6.2 – Serviço de Orientação e Supervisão da Rede Escolar; 6.6.3 – Serviço de Especialização e Aperfeiçoamento de Pessoal; 6.6.4 – Serviço de Educação dos Deficientes Motores; 6.6.5 – Serviço de Educação dos Deficientes Visuais; 6.6.6 – Serviço de Educação dos Deficientes da Audição e da Fala; 6.6.7 – Serviço de Educação dos Subdotados; 6.6.8 – Serviço de Educação dos Superdotados;
Departamento de Educação Complementar: 7.1 – Gabinete do Diretor; 7.2 – Assistência Técnica; 7.3 – Assistência Administrativa; 7.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 7.5 – Divisão de Assistência Administrativa: 7.5.1 – Seção de Pessoal; 7.5.2 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 7.6 – Divisão Técnica: 7.6.1 – Seção de Planos e Projetos; 7.6.2 – Seção de Programas e Currículos; 7.6.3 – Seção de Controle e Avaliação; 7.6.4 – Seção de Reciclagem e Informação; 7.7 – Divisão de Execução de Projetos: 7.7.1 – Seção de Teleducação; 7.7.2 – Seção de Ensino Supletivo de 1º Grau; 7.7.3 – Seção de Ensino Supletivo de 2º Grau;
Departamento de Educação Física e Desportos: 8.1 – Gabinete do Diretor; 8.2 – Assistência Técnica; 8.3 – Assistência Administrativa; 8.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 8.5 – Divisão de Assistência Administrativa: 8.5.1 – Serviço de Pessoal: 8.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares; 8.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação; 8.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 8.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 8.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de 1º Grau; 8.6.2 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de 2º Grau; 8.6.3 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de Ensino Superior e Complementar; 8.7 – Divisão de Orientação Técnico – Pedagógica: 8.7.1 – Serviço de Orientação Técnica; 8.7.2 – Serviço de Orientação a Entidades Particulares; 8.8 – Divisão de Desportos e Recreação: 8.8.1 – Serviço de Organização de Certames; 8.8.2 – Serviço de Estudos e Planejamento; 8.8.3 – Serviço de Recreação; 8.8.4 – Serviços Técnicos Auxiliares: 8.8.4.1 – Seção Médica Especializada; 8.8.4.2 – Seção de Engenharia Desportiva. A N E X O I V DIRETORIA DE ASSUNTOS CULTURAIS 1 – Gabinete de Diretoria 2 – Assessoria Técnica 3 – Diretoria Adjunta 3.1. Assessoria Administrativa; 3.2. Serviço de Contabilidade; 3.3. Serviço de Atividades Administrativas; Auxiliares; 3.4. Serviço de Coordenação e Assistência ao Interior. 4 – Departamento de Artes 4.1. Gabinete do Diretor; 4.2. Assistência Técnica; 4.3. Assistência Administrativa; 4.4. Seção de Orçamento e Controle Financeiro 4.5. Divisão de Artes Plásticas: 4.5.1. Centro Juvenil de Artes Plásticas; 4.5.2. Seção de Literatura; 4.5.3. Seção de Teatro e Cinema; 4.5.4. Seção de Música; 4.5.5. Seção de Ciências; 4.5.6. Seção de Folclore e Etnias. 5 – Biblioteca Pública do Paraná 5.1. Gabinete do Diretor; 5.2. Assistência Técnica; 5.3. Assistência Administrativa; 5.4. Assistência de Relações Públicas; 5.5. Divisão de Assistência Administrativa: 5.5.1. Seção de Comunicação e Pessoal; 5.5.2. Seção de Orçamento e Controle financeiro; 5.5.3. Seção do Patrimônio, Material e Almoxarifado; 5 .5 .4 . Seção de Mordomia; 5.6. Divisão Técnica: 5.6.1. Seção de Seleção e Pesquisa; 5.6.2. Seção de Aquisição e Registro; 5.6.3. Seção de Classificação e Catalogação; 5.6.4. Seção de Preparação e Conservação de Material Bibliográfico; 5.7. Divisão Central: 5.7.1. Seção de Informação e Referência; 5.7.2. Seção de Leitura Geral; 5.7.3. Seção de Empréstimo; 5.7.4. Seção de Periódicos e Folhetos; 5.7.5. Seção de Belas Artes; 5.7.6. Seção de Reprografia; 5.7.7. Seção de Coleções Especiais; 5.8. Divisão de Documentação Paranaense: 5.8.1. Seção de Bibliografia e Documentação; 5.8.2. Seção de Pesquisa Bibliográfica; 5.8.3. Seção de Publicações; 5.8.4. Seção de Materiais Especiais; 5.9. Divisão Infantil: 5.9.1. Seção de Referência; 5.9.2. Seção de Leitura Geral; 5.9.3. Seção de Empréstimo; 5.9.4. Seção de Atividades Recreativas; 5.10. Divisão de Extensão 5.10.1. Seção de Processamento Técnico; 5.10.2, Seção de Assistência às Bibliotecas; 5.10.3. Seção de Bibliotecas Circulantes; 5.10.4. Seção de Bibliotecas Ambulantes; 6 – Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico: 6.1. Gabinete do Diretor; 6.2. Assistência Técnica; 6.3. Assistência Administrativa; 6.4. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 6.5. Divisão de Estudos e Tombamentos: 6.5.1. Serviço de Pesquisa; 6.5.2. Serviço de Documentação; 6.6. Divisão de Conservação e Restauração: 6.6.1. Serviço de Restauração de Objetos de Arte; 6.6.2. Serviço de Planejamento de Obras; 6.7. Serviço de Orientação Museológica; 6.8. Museu Paranaense: 6.8.1. Gabinete do Diretor; 6.8.2. Assistência Técnica; 6.8.3. Divisão de Assistência Administrativa; 6.8.3.1. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 6.8.3.2. Seção de Patrimônio, Material e Almoxarifado; 6.8.3.3. Seção de Limpeza, Conservação e Portaria; 6.8.3.4. Seção de Transporte; 6.8.4. Divisão Técnica: 6.6.4.1. Seção de Planejamento e Comunicação; 6.8.4.2. Seção de Documentação Escrita e Impressa; 6.8.4.3. Seção de História; 6.8.4.4. Seção de Etmologia; 6.8.4.5. Seção de Arqueologia; 6,8.4.6. Seção de Biblioteca; 6.8 4.7. Seção de Reparos e Reposição 6.9. Museu da Imagem e do Som: 6.9.1. Gabinete do Diretor; 6.9.2. Assistente Técnico; 6.9.3. Assistente Administrativo; 6.9.4. Divisão de Imagem: 6.9.4.1. Seção de Conservação e Reparos; 6.9.4.2. Seção de Filmes; 6.9.4.3. Seção de Fotografias; 6.9.5. Divisão de Som: 6.9.5.1. Seção de Entrevista; 6.9.5.2. Seção de Discoteca e Gravação; 6.10. Museu da Casa de Alfredo Andersen: 6.10.1. Gabinete do Diretor; 6.10.2. Assistência Técnica; 6.10.3. Assistência Administrativa; 6.10.4, Divisão de Museu: 6.10.4.1. Seção de Pesquisa, Documentação e Conservação; 6.10.4.2. Seção de Promoções e Exposições; 6.10.4.3. Seção de Patrimônio, Material e Almoxarifado; 6.10.5. Escola de Arte: 6.10.5.1. Atelier Livre; 5.10.5.2. Curso de Artes Plásticas na Educação; 6.11. Museu de Arte Contemporânea: 6.11.1. Gabinete do Diretor; 6.11.2. Assistência Técnica; 6.11.3. Assistência Administrativa; 6.11.4. Divisão Técnica: 6.11.4.1. Seção de Pesquisa, Documentação e Conservação; 6.11.4.2. Seção de Promoções e Exposições; 6.11.4.3. Atelier de Escultura; 6.11.4.4. Atelier de Desenho e Pintura; 6.11.4.5. Atelier de Gravura. A N E X O V CENTRO DE COMUNICAÇÃO
Gabinete do Diretor; 2.- Assistência Técnica;
Assistência Administrativa;
Divisão de Assistência Administrativa; 4.1. Seção de Expediente e Material; 4.2. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 4.3. Seção de Arquivo e Documentação;
Divisão Audiovisual: 5.1. Seção de Som e Imagem; 5.2. Seção de Recursos Gráficos; 5.3. Seção de Comunicação e Divulgação;
Divisão de Teleducação: 6.1. Seção de Teleducação; 6.2. Seção de Rádio Educação;
Divisão Pedagógica: 7.1 . Seção de Investigação e Planejamento; 7.2 Seção de Cursos e Treinamento. A N E X O V I CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
Gabinete do Diretor;
Assistência Técnica
Assistência Administrativa
Divisão de Assistência Administrativa: 4.1. Seção de Expediente e Material; 4.2. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 4.3. Seção de Comunicação e Divulgação; 4.4. Seção de arquivo e Documentação.
Divisão do Planejamento 5.1. Seção de Diagnóstico; 5.2. Seção de Programação; 5.3. Seção de Controle e Avaliação; 5.4. Seção de Estatística;
Divisão de Execução: 6.1. Seção Escola; 6.2. Seção de Coordenadoria de Programas e Projetos. A N E X O VII Funções gratificadas da antiga estrutura da Secretaria da Educação e Cultura que foram declaradas extintas(artigo 3º). I – Gabinete do Secretário:
4 símbolo 3 F
2 símbolo 2-F II – Diretoria de Administração:
2 símbolo 7-F -15 símbolo 3-F
1 símbolo 3-F
2 símbolo 2-F III – Diretoria de Educação (extinto Departamento de Educação):
1 símbolo 8-F
14 símbolo 5-F
21 símbolo 4-F
4 símbolo 3 F
10 símbolo 2-F
1 símbolo 1-F IV – Departamento de Educação Física e Desportos:
3 símbolo 5 F
3 símbolo 4-F
1 símbolo 3 F
1 símbolo 2-F V – Diretoria de Assuntos Culturais (extinto Departamento de Cultura): – 4 símbolo 5-F
1 símbolo 4-F VI – Biblioteca Pública do Paraná:
5 símbolo 8-F -10 símbolo 7-F
4 símbolo 6-F
1 símbolo 5-F
1 símbolo 4-F
1 símbolo 3-F
5 símbolo 2-F VII – Museu de Arte Contemporânea:
8 símbolo 3 F
1 símbolo 2-F VIII – Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais:
4 símbolo 5-F’
4 símbolo 4-F
1 símbolo 3-F
2 símbolo 2-F
2 símbolo 1-F IX – Centro de Comunicação (extinto Centro Audiovisual): – 5 símbolo 5-F
3 símbolo 3-F
2 símbolo 2-F ANEXO VIII Funções Gratificadas para atender a nova estrutura da Secretaria da Educação e Cultura (artigo 4º): I – Gabinete do Secretário: 6 – Auxiliares de Gabinete …………………………………………………………………………Símbolo 2-F II – Diretoria Geral: A) Diretoria Adjunta: 1 – Chefe de Serviço …………………………………………………………………………………Símbolo 3-F 2 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………Símbolo 4-F III – Diretoria de Administração: A) Diretoria Adjunta: 1 – Chefe de Serviço ………………………………………………………………….. …………….Símbolo 3-F B) Departamento de Pessoal: 1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………….. Símbolo 2-F 1 – Chefe de Serviço ……………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F 7 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F C) Departamento de Material: 1 – Assistente …………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 5 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F D) Departamento Jurídico: 1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 7 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F E) Departamento de Serviços Gerais: 1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F 2 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F 4 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F F) Departamento Financeiro e Patrimonial: 1 – Assistente…………………………………………………………………………………………….Símbolo 1- F 1 – Chefe de Divisão …………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 3 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………………Símbolo 3-F 3 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F G) Departamento de Expediente e Comunicação: 1 – Assistente …………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 3 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 1 – Chefe de Serviço …………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F 6 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F VI – Diretoria de Educação: A) Diretoria Adjunta: 1 – Chefe de Divisão …………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 2 – Chefes de Serviço ……………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F 4 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F B) Departamento de Ensino de 1° Grau: 2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 5 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 11 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F 9 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………Símbolo 4-F C) Departamento de Ensino de 2º Grau: 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 4 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F 6 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F 5 – Chefes de Seção ……………………………………………………………….. …………….. Símbolo 4-F D) Departamento de Educação Especial: 2 – Assistentes ………………………………………………………………. ………………………. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão …………………………………………. ………………………………….. Símbolo 2-F 12 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F 1 – Chefe de Seção …………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F E) Departamento de Educação Complementar: 2 – Assistentes…………………………………………………………………………………………Símbolo 1-F 3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………….Símbolo 2-F 10 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………… Símbolo 4-F F) Departamento de Educação Física e Desportos: 2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 4 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 10 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F 6 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F V – Diretoria de Assuntos Culturais: A) Diretoria Adjunta: 3 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………. …………….. Símbolo 3-F B) Departamento de Artes: 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 1 – Chefe de Divisão ………………………………………………………………………………… Símbolo 2-F 1 – Diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas …………………………………………… Símbolo 3-F 6 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F C) Biblioteca Pública do Paraná: 3 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 6 – Chefes de Divisão …………………………………. ………………………………………….. Símbolo 2-F 27 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F D) Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico: I – Diretoria: 2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 5 – Chefes de Serviço ……………………………………….. ……………………………………. Símbolo 3-F 1 – Chefe de Seção …………………………………………. ……………… ……………………. Símbolo 4-F II – Museu Paranaense: 1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………..Símbolo 2-F 11 – Chefes de Seção ……………………………………………………………….. ……………. Símbolo 4-F Ill – Museu da Imagem e do Som: 1 – Diretor………………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 5 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F IV – Museu da Casa de Alfredo Andersen 1 – Diretor ………………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 1 – Chefe de Divisão ……………………………………………………………………………….. Símbolo 2-F 1 – Diretor da Escola de Arte ……………………………………………………………………. Símbolo 2-F 3 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F 1 – Encarregado de Atelier . ……………………………………………………………………… Símbolo 4-F 1 – Encarregado de Curso …………………………………………………….. ……………….. Símbolo 4-F V – Museu de Arte Contemporânea: 2 – Assistentes …………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F 1 – Chefe de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F 2 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………… Símbolo 4-F 3 – Encarregados de Atelier …………………………………………………………………… Símbolo 4-F VI – Centro de Comunicação: 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 4 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………. Símbolo 2-F 10 – Chefes de Seção ………………………………………………………… ……………….. Símbolo 4-F VII – Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais 2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F 3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………. Símbolo 4-F 10 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………… Símbolo 4-F VII – Comissão Permanente de Processo Disciplinar 1 – Presidente ………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F 5 – Membros ………………………………………………………………………………………… Símbolo 2-F 1 – Secretário ………………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F
Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971
Aprovado a reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura, até o nível de Departamento.
DECRETO Nº 1.083, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1971
Dispõe sobre a complementação da reorganização da Secretaria da Educação e Cultura, e da outra
providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, usando da atribuição que lhe confere o art. 47, inciso II, da Constituição Estadual, bem como da autorização constante do Ato Institucional nº 8, de 2 de abril de 1968;
Considerando que, pelo Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971, foi aprovada a reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura, até o nível de Departamento;
Considerando, no entanto, a necessidade de completar a aludida reforma administrativa, como desdobramento dos Departamentos em unidades divisionais de trabalho, indispensáveis à implantação dos mecanismos de trabalho de cada Diretoria ou órgão departamental;
Considerando a necessidade de ajustar a organização administrativa à Lei Federal n° 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixou novas Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus;
considerando, finalmente, a necessidade de se impulsionar e desenvolver os projetos determinados pelo Governo Federal, com a maior urgência, no setor da Educação;
D E C R E T A:
Art. 1º – Ficam aprovadas as estruturas da Diretoria Geral, das Diretorias de Administração, de Educação e de Assuntos Culturais, bem como do Centro de Comunicação e do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, constantes do Anexo I, II, III, IV, V e VI, respectivamente, da Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, que ficam fazendo parte integrante deste Decreto, em complementação ao Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971, que aprovou a reforma administrativa da Secretaria até o nível de Departamento.
Art. 2º – A reforma administrativa da Secretaria da Educação e Cultura se desenvolverá por etapas, seguindo um ritmo de trabalho progressivo, respeitando as seguintes linhas de ação:
a) – administração por objetivos;
b) – implementação da política de descentralização dos processos de execução;
c) – execução regionalizada visando a dar aos órgãos centrais maiores possibilidades de cumprimento dos princípios fundamentais das atividades de administração educacional no campo do planejamento, coordenação e controle;
d) – prosseguimento dos trabalhos de simplificação de rotinas administrativas; e) – modernização dos métodos de trabalho;
f) – centralização, em órgãos regionais, de documentos, visando a um melhor controle dos dispêndios;
g) – implantação de processos de trabalho que permitam atendimento mais humano e menos burocrático a todos aqueles que procuram orientação ou solução de problemas de natureza educacional;
h) – implementação de medidas que visem a dar efetivo cumprimento às diretrizes em que se baseiam os sistemas de planejamento, orçamento e programação financeira.
Art. 3º – Ficam declaradas extintas todas funções gratificadas que compunham a estrutura orgânica da Secretaria da Educação e Cultura, baixada pelo Decreto n° 10527 de 9 de janeiro de 1963, constantes do Anexo VII.
Art. 4º – Com os recursos provenientes da extinção das funções gratificadas referidas no artigo anterior, ficam criadas para o Gabinete do Secretário e para os órgãos constantes dos Anexos I, II, III, IV, V e VI, a que se refere o artigo 1°, as funções gratificadas relacionadas no Anexo VIII, qual fica igualmente fazendo parte integrante deste Decreto, observada a simbologia nele estabelecida.
Parágrafo Único – Ficam criadas mais 10 (dez) funções gratificadas de Supervisor de Merenda Escolar, Símbolo 8-F, e 30 (trinta) de Administrador Predial, também Símbolo 8-F, além das já existentes.
Art. 5º – Além da delegação dada ao Diretor Geral da Secretaria da Educação e altura pelo artigo 21, do Decreto n° 1.083, de 19 de novembro de 1971, ficam-lhe delegadas mais as seguintes atribuições, observados os preceitos legais e regulamentares e específicos:
I – baixar Portarias relativas à concessão, transferência, acumulação e aprovação de escala de férias;
II – expedir Portarias para colocar à disposição de outros órgãos estaduais ou não, servidores da Secretaria, quando devidamente autorizados pelo Chefe do Poder Executivo;
III – autorizar a abertura de Sindicâncias e Inquéritos Administrativos para a apuração de infrações disciplinares;
IV – baixar instruções normativas relativas à rotina administrativa dos órgãos da Secretaria;
V – exercer controle da execução dos Convênios celebrados com a Secretaria; VI – assinar Certificados e Diplomas de Cursos legalmente instituídos pela Secretaria;
Art. 6° – Fica expressamente revogado o Decreto nº 1.948, de 4 de maio de 1966, que institui a ALFA Alfabetização de Adolescentes e Adultos, cujas atribuições passam a ser exercidas pelo Departamento de Educação Complementar, da Diretoria de Educação.
Art. 7° – O Secretário da Educação e Cultura, deverá encaminhar, dentro de 180 (cento e oitenta) dias, ao Governador do Estado, análise dos resultados observados com a implantação das alterações constante deste Decreto.
Art. 8º – O Secretário da Educação e Cultura encaminhará ao Chefe do Poder Executivo, dentro de 120 (cento e vinte) dias, o Regulamento Geral da Secretaria, para a necessária aprovação.
Art. 9º – As despesas com a execução do presente Decreto serão atendidas pelas verbas próprias de pessoal constantes do orçamento em vigor.
Art. 10 – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Ar t. 11 – Revogam-se as disposições em contrário.
Curitiba, em 28 de setembro de 1972, 151° da Independência e 84° da República.
PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA
Governador do Estado
ROBERTO LINHARES DA COSTA
Secretário da Educação e Cultura.
A N E X O I
DIRETORIA GERAL
1 – Gabinete da Diretoria Geral;
2 – Assessoria Técnica;
3 – Diretoria Adjunta:
3.1. Assessoria Administrativa;
3.2. Serviço de Atividades Administrativas e Auxiliares; 3.2.1. Seção de Expediente e Comunicação;
3.2.2. Seção de Mecanografia.
A N E X O II
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
3.1. Assessoria Administrativa;
3.2. Serviço de Atividades Administrativas Auxiliares; 4. Departamento de Pessoal:
4.1. Gabinete do Diretor;
4.2. Assistência Administrativa;
4.3. Divisão do Cadastro Funcional:
4.3.1. Seção de Registro e Anotações;
4.3.2. Seção de Classificação de Cargos;
4.3.3. Seção do Fichário Central;
4.4. Divisão do Cadastro Financeiro:
4•4.1. Seção de Cadastro de Cargos e Funções;
4.4.2. Seção de Controle Financeiro;
4.5. Divisão de Direitos e Deveres;
4.5.1. Seção de Informações;
4.5.2. Seção de Certidões e Declarações;
4.6. Serviço de Comunicação;
5.1. Gabinete do Diretor;
5.2. Assistência Administrativa;
5.3. Divisão de Estoque e Expedição: 5.3.1. Seção de Material Permanente; 5.3.2. Seção de Material de Consumo; 5.3.3. Seção de Material de Limpeza; 5.4. Divisão de Previsão:
5.4.1. Seção de Levantamento Estatístico; 5.4.2. Seção Administrativa;
6.1. Gabinete do Diretor;
6.2. Assistência Administrativa;
6.3. Divisão Jurídica:
6.3.1. Seção de Legislação e Jurisprudência; 6.3.2. Seção de Vantagens e Regime Disciplinar; 6.3.3. Seção de Regime Trabalhista;
6.3.4. Seção de Contratos;
6.3.5. Seção de Convênios;
6.4..Divisão Administrativa:
6.4.1. Seção de Expediente e Protocolo; 6.4.2. Seção de Arquivo e Documentação; 7. Departamento de Serviços Gerais: 7.1. Gabinete do Diretor;
7.2. Assistência Administrativa;
7.3. Divisão de Transporte e Manutenção: 7.3.1. Seção de Manutenção e Reparos; 7.3.2. Seção de Transporte e Controle; 7.4. Divisão de Serviços Eventuais:
7.4.1. Seção de Cadastro;
7.4.2. Seção Administrativa;
7.5. Serviço de Zeladoria;
7.6. Serviço de P.A.B.X.
8.2. Assistência Administrativa;
8.3. Divisão de Administração Financeira: 8.3.1. Serviço de Tesouraria;
8.3.2. Seção de Bancos e Correspondência;
8.4. Contadoria Seccional, tecnicamente subordinada à Contadoria Geral do Estado;
8.4.1. Seção de Empenhos;
8.4.2. Seção de Contas a Pagar;
8.5. Serviço de Administração;
8.6. Serviço de Patrimônio;
9.1. Gabinete do Diretor;
9.2. Assistência Administrativa;
9.3. Divisão de Protocolo;
9.3.1. Seção de Protocolo;
9.3.2. Seção de Informações;
9.4. Divisão Administrativa;
9.4.1. Seção de Controle de Licenças;
9.4.2. Seção de Redação de Atos Oficiais;
9.5. Divisão de Arquivo e Documentação:
9.5.1. Seção de Arquivo de Processos;
9.5.2. Seção de Documentação;
9.6. Serviço de Comunicação.
ANEXO III
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO
3.1 – Assessoria Administrativa;
3.2 – Serviço de Contabilidade;
3.2 – Serviço de Atividades Administrativas Auxiliares;
3.4 – Divisão de Cadastro de Recursos Humanos:
3.4.1 – Seção de Curitiba;
3.4.2 – Seção de Londrina;
3.4.3 – Seção de Maringá;
3.4.4 – Seção de Cascavel.
4.1 – Gabinete do Diretor;
4.2 – Assistência Técnica;
4.3 – Assistência Administrativa;
4.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 4.5 – Divisão de Assistência Administrativa:
4.5.1 – Serviço de Pessoal:
4.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares; 4.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação; 4.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 4.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 4.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar: 4.6.1.1 – Seção de Ensino Estadual;
4.6.1.2 – Seção de Ensino Municipal e Particular; 4.6.2 – Serviço de Verificação da Vida Escolar: 4.6.2.1 – Seção de Controle e Informação;
4.6.2.2 – Seção de Fiscalização de obrigatoriedade Escolar; 4.7 – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica: 4.7.1 – Serviço de Orientação Técnico-Pedagógica; 4.7.2 – Serviço de Orientação Educacional e Vocacional; 4.8 – Divisão de Assistência ao Educando:
4.8.1 – Serviço Social Escolar;
4.8.2 – Serviço de Saúde e Higiene Escolar;
4.8.3 – Serviço de Bolsas de Estudo;
4.8.4 – Serviço de Merenda Escolar:
4.8.4.1 – Seção Técnica;
4.8.4.2 – Seção de Coordenação e Controle;
4.9 – Divisão de Educação Pré-Escolar (Pré-Primário): 4.9.1 – Serviço de Orientação Psico-Pedagógica; 4.9.2 – Serviço de intercâmbio e Controle da Rede Escolar; 5. Departamento de Ensino de 2° Grau:
5.1 – Gabinete do Diretor;
5.2 – Assistência Técnica;
5.3 – Assistência Administrativa;
5.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares; 5.5 – Divisão de Assistência Administrativa:
5.5.1 – Serviço de Pessoal:
5.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares;
5.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação;
5.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro;
5.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar:
5.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar;
5.6.1.1 – Seção de Ensino Estadual;
5.6.1.2 – Seção do Ensino Municipal e Particular;
5.7 – Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica:
5.7.1 – Serviço de Estudos e Orientação de Currículos de Formação Geral;
5.7.2 – Serviço de Estudos e Orientação de Currículos de Formação Técnico Profissional;
5.7.3 – Serviço de Orientação Educacional e Profissional;
5.8 – Divisão de Assistência ao Educando:
5.8.1 – Serviço de Bolsas de Estudo;
6.1 – Gabinete do Diretor;.
6.2 – Assistência Técnica;
6.3 – Assistência Administrativa;
6.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares;
6.5 – Divisão de Assistência Administrativa:
6.5.1 – Serviço de Levantamento e Registro de Recursos Humanos; 6.5.2 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar;
6.5.3 – Serviço de Documentação e Divulgação;
6.5.4 – Serviço de Orçamento e Controle Financeiro;
6.6 – Divisão Psico-Pedagógica: a
6.6.1 – Serviço de Triagem, Diagnóstico e Encaminhamento;
6.6.2 – Serviço de Orientação e Supervisão da Rede Escolar;
6.6.3 – Serviço de Especialização e Aperfeiçoamento de Pessoal;
6.6.4 – Serviço de Educação dos Deficientes Motores;
6.6.5 – Serviço de Educação dos Deficientes Visuais;
6.6.6 – Serviço de Educação dos Deficientes da Audição e da Fala; 6.6.7 – Serviço de Educação dos Subdotados;
6.6.8 – Serviço de Educação dos Superdotados;
7.1 – Gabinete do Diretor;
7.2 – Assistência Técnica;
7.3 – Assistência Administrativa;
7.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares;
7.5 – Divisão de Assistência Administrativa:
7.5.1 – Seção de Pessoal;
7.5.2 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro;
7.6 – Divisão Técnica:
7.6.1 – Seção de Planos e Projetos;
7.6.2 – Seção de Programas e Currículos;
7.6.3 – Seção de Controle e Avaliação;
7.6.4 – Seção de Reciclagem e Informação;
7.7 – Divisão de Execução de Projetos:
7.7.1 – Seção de Teleducação;
7.7.2 – Seção de Ensino Supletivo de 1º Grau;
7.7.3 – Seção de Ensino Supletivo de 2º Grau;
8.1 – Gabinete do Diretor;
8.2 – Assistência Técnica;
8.3 – Assistência Administrativa;
8.4 – Seção de Atividades Administrativas Auxiliares;
8.5 – Divisão de Assistência Administrativa:
8.5.1 – Serviço de Pessoal:
8.5.1.1 – Seção de Controle de Aulas Suplementares;
8.5.1.2 – Seção de Documentação e Divulgação;
8.5.1.3 – Seção de Orçamento e Controle Financeiro;
8.6 – Divisão de Verificação e Inspeção da Rede Escolar:
8.6.1 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de 1º Grau; 8.6.2 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de 2º Grau;
8.6.3 – Serviço de Verificação e Inspeção da Rede Escolar de Ensino Superior e Complementar;
8.7 – Divisão de Orientação Técnico – Pedagógica:
8.7.1 – Serviço de Orientação Técnica;
8.7.2 – Serviço de Orientação a Entidades Particulares;
8.8 – Divisão de Desportos e Recreação:
8.8.1 – Serviço de Organização de Certames;
8.8.2 – Serviço de Estudos e Planejamento;
8.8.3 – Serviço de Recreação;
8.8.4 – Serviços Técnicos Auxiliares:
8.8.4.1 – Seção Médica Especializada;
8.8.4.2 – Seção de Engenharia Desportiva.
A N E X O I V
DIRETORIA DE ASSUNTOS CULTURAIS
1 – Gabinete de Diretoria
2 – Assessoria Técnica
3 – Diretoria Adjunta
3.1. Assessoria Administrativa;
3.2. Serviço de Contabilidade;
3.3. Serviço de Atividades Administrativas; Auxiliares; 3.4. Serviço de Coordenação e Assistência ao Interior. 4 – Departamento de Artes
4.1. Gabinete do Diretor;
4.2. Assistência Técnica;
4.3. Assistência Administrativa;
4.4. Seção de Orçamento e Controle Financeiro 4.5. Divisão de Artes Plásticas:
4.5.1. Centro Juvenil de Artes Plásticas;
4.5.2. Seção de Literatura;
4.5.3. Seção de Teatro e Cinema;
4.5.4. Seção de Música;
4.5.5. Seção de Ciências;
4.5.6. Seção de Folclore e Etnias.
5 – Biblioteca Pública do Paraná
5.1. Gabinete do Diretor;
5.2. Assistência Técnica;
5.3. Assistência Administrativa;
5.4. Assistência de Relações Públicas;
5.5. Divisão de Assistência Administrativa:
5.5.1. Seção de Comunicação e Pessoal;
5.5.2. Seção de Orçamento e Controle financeiro;
5.5.3. Seção do Patrimônio, Material e Almoxarifado; 5 .5 .4 . Seção de Mordomia;
5.6. Divisão Técnica:
5.6.1. Seção de Seleção e Pesquisa;
5.6.2. Seção de Aquisição e Registro;
5.6.3. Seção de Classificação e Catalogação;
5.6.4. Seção de Preparação e Conservação de Material Bibliográfico; 5.7. Divisão Central:
5.7.1. Seção de Informação e Referência;
5.7.2. Seção de Leitura Geral;
5.7.3. Seção de Empréstimo;
5.7.4. Seção de Periódicos e Folhetos;
5.7.5. Seção de Belas Artes;
5.7.6. Seção de Reprografia;
5.7.7. Seção de Coleções Especiais;
5.8. Divisão de Documentação Paranaense:
5.8.1. Seção de Bibliografia e Documentação;
5.8.2. Seção de Pesquisa Bibliográfica;
5.8.3. Seção de Publicações;
5.8.4. Seção de Materiais Especiais;
5.9. Divisão Infantil:
5.9.1. Seção de Referência;
5.9.2. Seção de Leitura Geral;
5.9.3. Seção de Empréstimo;
5.9.4. Seção de Atividades Recreativas;
5.10. Divisão de Extensão
5.10.1. Seção de Processamento Técnico;
5.10.2, Seção de Assistência às Bibliotecas;
5.10.3. Seção de Bibliotecas Circulantes;
5.10.4. Seção de Bibliotecas Ambulantes;
6 – Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico: 6.1. Gabinete do Diretor;
6.2. Assistência Técnica;
6.3. Assistência Administrativa;
6.4. Seção de Orçamento e Controle Financeiro;
6.5. Divisão de Estudos e Tombamentos:
6.5.1. Serviço de Pesquisa;
6.5.2. Serviço de Documentação;
6.6. Divisão de Conservação e Restauração: 6.6.1. Serviço de Restauração de Objetos de Arte; 6.6.2. Serviço de Planejamento de Obras;
6.7. Serviço de Orientação Museológica;
6.8. Museu Paranaense:
6.8.1. Gabinete do Diretor;
6.8.2. Assistência Técnica;
6.8.3. Divisão de Assistência Administrativa; 6.8.3.1. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 6.8.3.2. Seção de Patrimônio, Material e Almoxarifado; 6.8.3.3. Seção de Limpeza, Conservação e Portaria; 6.8.3.4. Seção de Transporte;
6.8.4. Divisão Técnica:
6.6.4.1. Seção de Planejamento e Comunicação; 6.8.4.2. Seção de Documentação Escrita e Impressa; 6.8.4.3. Seção de História;
6.8.4.4. Seção de Etmologia;
6.8.4.5. Seção de Arqueologia;
6,8.4.6. Seção de Biblioteca;
6.8 4.7. Seção de Reparos e Reposição
6.9. Museu da Imagem e do Som:
6.9.1. Gabinete do Diretor;
6.9.2. Assistente Técnico;
6.9.3. Assistente Administrativo;
6.9.4. Divisão de Imagem:
6.9.4.1. Seção de Conservação e Reparos; 6.9.4.2. Seção de Filmes;
6.9.4.3. Seção de Fotografias;
6.9.5. Divisão de Som:
6.9.5.1. Seção de Entrevista;
6.9.5.2. Seção de Discoteca e Gravação;
6.10. Museu da Casa de Alfredo Andersen:
6.10.1. Gabinete do Diretor;
6.10.2. Assistência Técnica;
6.10.3. Assistência Administrativa;
6.10.4, Divisão de Museu:
6.10.4.1. Seção de Pesquisa, Documentação e Conservação; 6.10.4.2. Seção de Promoções e Exposições;
6.10.4.3. Seção de Patrimônio, Material e Almoxarifado; 6.10.5. Escola de Arte:
6.10.5.1. Atelier Livre;
5.10.5.2. Curso de Artes Plásticas na Educação; 6.11. Museu de Arte Contemporânea:
6.11.1. Gabinete do Diretor;
6.11.2. Assistência Técnica;
6.11.3. Assistência Administrativa;
6.11.4. Divisão Técnica:
6.11.4.1. Seção de Pesquisa, Documentação e Conservação; 6.11.4.2. Seção de Promoções e Exposições;
6.11.4.3. Atelier de Escultura;
6.11.4.4. Atelier de Desenho e Pintura;
6.11.4.5. Atelier de Gravura.
A N E X O V
CENTRO DE COMUNICAÇÃO
2.- Assistência Técnica;
4.1. Seção de Expediente e Material;
4.2. Seção de Orçamento e Controle Financeiro; 4.3. Seção de Arquivo e Documentação;
5.1. Seção de Som e Imagem;
5.2. Seção de Recursos Gráficos;
5.3. Seção de Comunicação e Divulgação;
6.1. Seção de Teleducação;
6.2. Seção de Rádio Educação;
7.1 . Seção de Investigação e Planejamento;
7.2 Seção de Cursos e Treinamento.
A N E X O V I
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
4.1. Seção de Expediente e Material;
4.2. Seção de Orçamento e Controle Financeiro;
4.3. Seção de Comunicação e Divulgação;
4.4. Seção de arquivo e Documentação.
5.1. Seção de Diagnóstico;
5.2. Seção de Programação;
5.3. Seção de Controle e Avaliação;
5.4. Seção de Estatística;
6.1. Seção Escola;
6.2. Seção de Coordenadoria de Programas e Projetos.
A N E X O VII
Funções gratificadas da antiga estrutura da Secretaria da Educação e Cultura que foram declaradas extintas(artigo 3º).
I – Gabinete do Secretário:
II – Diretoria de Administração:
-15 símbolo 3-F
III – Diretoria de Educação (extinto Departamento de Educação):
IV – Departamento de Educação Física e Desportos:
V – Diretoria de Assuntos Culturais (extinto Departamento de Cultura): – 4 símbolo 5-F
VI – Biblioteca Pública do Paraná:
-10 símbolo 7-F
VII – Museu de Arte Contemporânea:
VIII – Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais:
IX – Centro de Comunicação (extinto Centro Audiovisual): – 5 símbolo 5-F
ANEXO VIII
Funções Gratificadas para atender a nova estrutura da Secretaria da Educação e Cultura (artigo 4º):
I – Gabinete do Secretário:
6 – Auxiliares de Gabinete …………………………………………………………………………Símbolo 2-F
II – Diretoria Geral:
A) Diretoria Adjunta:
1 – Chefe de Serviço …………………………………………………………………………………Símbolo 3-F
2 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………Símbolo 4-F
III – Diretoria de Administração:
A) Diretoria Adjunta:
1 – Chefe de Serviço ………………………………………………………………….. …………….Símbolo 3-F
B) Departamento de Pessoal:
1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………….. Símbolo 2-F
1 – Chefe de Serviço ……………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F
7 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F
C) Departamento de Material:
1 – Assistente …………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
5 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F
D) Departamento Jurídico:
1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
7 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F
E) Departamento de Serviços Gerais:
1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F
2 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F
4 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………….. Símbolo 4-F
F) Departamento Financeiro e Patrimonial:
1 – Assistente…………………………………………………………………………………………….Símbolo 1- F
1 – Chefe de Divisão …………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
3 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………………Símbolo 3-F
3 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
G) Departamento de Expediente e Comunicação:
1 – Assistente …………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
3 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
1 – Chefe de Serviço …………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F
6 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F
VI – Diretoria de Educação:
A) Diretoria Adjunta:
1 – Chefe de Divisão …………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
2 – Chefes de Serviço ……………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F
4 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
B) Departamento de Ensino de 1° Grau:
2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
5 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
11 – Chefes de Serviço ……………………………………………………………………………..
Símbolo 3-F
9 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………………Símbolo 4-F
C) Departamento de Ensino de 2º Grau:
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
4 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F
6 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F
5 – Chefes de Seção ……………………………………………………………….. …………….. Símbolo 4-F
D) Departamento de Educação Especial:
2 – Assistentes ………………………………………………………………. ………………………. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão …………………………………………. ………………………………….. Símbolo 2-F
12 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F
1 – Chefe de Seção …………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F
E) Departamento de Educação Complementar:
2 – Assistentes…………………………………………………………………………………………Símbolo 1-F
3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………….Símbolo 2-F
10 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
F) Departamento de Educação Física e Desportos:
2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
4 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
10 – Chefes de Serviço …………………………………………………………………………….. Símbolo 3-F
6 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
V – Diretoria de Assuntos Culturais:
A) Diretoria Adjunta:
3 – Chefes de Serviço ………………………………………………………………. ……………..
Símbolo 3-F
B) Departamento de Artes:
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
1 – Chefe de Divisão ………………………………………………………………………………… Símbolo 2-F
1 – Diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas …………………………………………… Símbolo 3-F
6 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
C) Biblioteca Pública do Paraná:
3 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
6 – Chefes de Divisão …………………………………. ………………………………………….. Símbolo 2-F
27 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F
D) Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico:
I – Diretoria:
2 – Assistentes ………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
5 – Chefes de Serviço ……………………………………….. ……………………………………. Símbolo 3-F
1 – Chefe de Seção …………………………………………. ……………… ……………………. Símbolo 4-F
II – Museu Paranaense:
1 – Assistente ………………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ………………………………………………………………………………..Símbolo 2-F
11 – Chefes de Seção ……………………………………………………………….. ……………. Símbolo 4-F
Ill – Museu da Imagem e do Som:
1 – Diretor………………………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
2 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………….
Símbolo 2-F
5 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
IV – Museu da Casa de Alfredo Andersen
1 – Diretor ………………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
1 – Chefe de Divisão ……………………………………………………………………………….. Símbolo 2-F
1 – Diretor da Escola de Arte ……………………………………………………………………. Símbolo 2-F
3 – Chefes de Seção ………………………………………………………………………………. Símbolo 4-F
1 – Encarregado de Atelier . ……………………………………………………………………… Símbolo 4-F
1 – Encarregado de Curso …………………………………………………….. ……………….. Símbolo 4-F
V – Museu de Arte Contemporânea:
2 – Assistentes …………………………………………………………………………………….. Símbolo 1-F
1 – Chefe de Divisão ……………………………………………………………………………… Símbolo 2-F
2 – Chefes de Seção ……………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
3 – Encarregados de Atelier …………………………………………………………………… Símbolo 4-F
VI – Centro de Comunicação:
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
4 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………. Símbolo 2-F
10 – Chefes de Seção ………………………………………………………… ……………….. Símbolo 4-F
VII – Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais
2 – Assistentes ……………………………………………………………………………………… Símbolo 1-F
3 – Chefes de Divisão ……………………………………………………………………………. Símbolo 4-F
10 – Chefes de Seção …………………………………………………………………………… Símbolo 4-F
VII – Comissão Permanente de Processo Disciplinar
1 – Presidente ………………………………………………………………………………………. Símbolo 1-F
5 – Membros ………………………………………………………………………………………… Símbolo 2-F
1 – Secretário ………………………………………………………………………………………. Símbolo 3-F
PARANÁ. Decreto nº 1.083, de 19 de novembro de 1971. Disponível em: http://celepar7cta.pr.gov.br/seap/legrh-v1.nsf/5199c876c8f027f603256ac5004b67da/2628ca4c076df02a83256a8700688dfd/$FILE/A1972decreto2556.rtf Acesso em: 31 dez. 2018.