CONTRIBUIÇÃO DA REDE MINEIRA DAS APAES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES TÉCNICAS

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CONTRIBUIÇÃO DA REDE MINEIRA DAS APAES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES TÉCNICAS

27 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

Bruna Caroline Morato Israel; Adriana Araújo Pereira Borges

RESUMO: As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estão presentes em mais de 430 cidades mineiras. A atuação dessas instituições na Educação Especial é reconhecida em todo Brasil. Com o advento do paradigma da inclusão escolar, as APAEs tiveram que se adaptar. Faz-se necessário compreender as transformações ocorridas na organização de seus serviços com vistas a atender as demandas atuais. Deste modo, o presente artigo busca analisar os fundamentos teóricos que embasam as produções técnicas do período de 2008 a 2021, na área educacional, da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais e sua relação com o paradigma da inclusão escolar, com vistas a compreender os ajustes realizados para a manutenção do atendimento educacional a pessoa com deficiência intelectual prestado pela Rede Mineiras das APAEs. Os resultados demonstram que, assim como os paradigmas se modificaram a partir da relação da sociedade com a deficiência, a oferta de serviço na área educacional da Rede Mineiras das APAEs também se modificou ao longo do tempo. Essa transformação ocorreu inicialmente tendo como foco a reorganização da escola especial, com a oferta do processo de escolarização e a definição do público-alvo; e a conclusão de percurso escolar por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a APAE propõe a oferta da consultoria colaborativa direcionada para contribuir com a qualidade da educação na escola regular.

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