INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: AUXILIANDO OS PROFESSORES A ENCONTRAR O PERFIL FUNCIONAL DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA PARA SUBSIDIAR A CONSTRUÇÃO DO PDI

28 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

Adriana M. Valladão Novais VAN PETTEN; Emanuely Santos JAVARROTTI; Marisnei Souza DOURADO

RESUMO: A Educação Inclusiva é um direito e pressupõe a igualdade de oportunidades, acesso e a valorização das diferenças. Para que a inclusão ocorra de maneira efetiva são necessários recursos e estratégias que valorizem o potencial funcional das crianças, um dos recursos mais utilizados é o PDI, que deve ser realizado com ajuda de uma avaliação prévia. Este estudo teve como objetivo identificar os instrumentos de avaliação disponíveis na literatura voltados para a avaliação do perfil de funcionalidade das crianças com deficiência, a partir de uma revisão integrativa da literatura. A fundamentação para a realização da pesquisa permeou na revisão de outros estudos publicados em revistas online nas plataformas PubMed, que engloba o MedLine, no Portal CAPES e no SciELO no período de 2003 a 2021. Trata-se, portanto, de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico através da revisão integrativa. Dentre os aspectos identificados constatou-se que no Brasil não há instrumento elaborado e validado em uso, mas há instrumentos de outros países que foram traduzidos, adaptados e validados transculturalmente para uso no país. Observou-se que, os instrumentos encontrados, embora sejam adequados para gerar o perfil funcional das crianças com deficiência e, portanto, subsidiar a elaboração do PDI, não se aplicam ao contexto escolar em decorrência da rotina de trabalho e da formação do professor.