A CRIANÇA ANORMAL NOS MANUAIS DE PSICOLOGIA RECOMENDADOS ÀS ESCOLAS NORMAIS (1917 – 1961)

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A CRIANÇA ANORMAL NOS MANUAIS DE PSICOLOGIA RECOMENDADOS ÀS ESCOLAS NORMAIS (1917 – 1961)

28 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

Cristina Rodrigues de Oliveira Lima; Raquel Martins de Assis; Adriana Araújo Pereira Borges.

Resumo:

O presente trabalho dedicou-se a investigar o conceito de criança anormal divulgado nos manuais de introdução à Psicologia, indicados como leitura obrigatória aos professores em formação nas Escolas Normais. Diante das renovações educacionais e das reformas escolares implementadas no Brasil, as Escolas Normais tornam-se espaços privilegiados nos quais a Psicologia aplicada à Educação ganha espaço. Nesse contexto, os manuais de Psicologia são amplamente recomendados como leituras importantes para a organização de uma educação mais moderna e mais afinada aos modelos europeus e estadunidenses. Para essa pesquisa, realizamos um levantamento dos manuais de Psicologia publicados no decorrer do século XX, escritos por autores brasileiros e utilizados nas Escolas Normais. Na sequência, dedicamo-nos à localização dos manuais, à leitura dos sumários e identificação do termo criança anormal. A partir desse levantamento, escolhemos analisar os seguintes manuais: Noções de Psychologia (1917) escrito por Manoel José do Bomfim e Psicologia Educacional (1961) de autoria de Afro do Amaral Fontoura. Em uma primeira análise, observamos que ao lado do termo criança anormal, surgiram também os conceitos de criança-problema e excepcional. Diante disso, a pesquisa passou a considerar os três conceitos em seu campo de investigação.

ASSIS, R. M.; OLIVEIRA, C. R.; LOURENÇO, E. A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940). Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1–23, 2020.

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