Artigos

Gouvêa, F. C. F., & Borges, A. A. P. (2023). Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e157.

Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. De autoria de Fernando Gouvêa e Adriana A. P. Borges, o artigo do trata da relação entre dois importantes intelectuais brasileiros, Anísio Teixeira e Helena Antipoff. Ambos lutaram por condições de igualdade de acesso à escola, não só pela matrícula, […]

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Dossiê 2 – A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas

Apresentamos o Dossiê 2 – “A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas” publicado na revista “Cadernos de História da Educação” – Qualis A2. As primeiras ações do que será conhecido, posteriormente, como Educação Especial ocorreram como iniciativas isoladas e praticadas por médicos, a partir do século XVIII. Historiadores […]

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CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; BORGES, A.A.P. . La confluence des pratiques médicales et pédagogiques dans la construction de la psychologie appliquée au Brésil : l?exemple du Cabinet médico-pédagogique de la Société Pestalozzi de Minas Gerais (1932-1942). Interamerican Journal of Psychology, v. 46, p. 123-134, 2012.

Abstract The activities of the Medical Pedagogical Station of the Pestalozzi Society of Minas Gerais in treating learning and behavior disorders in children are analysed based on information of the periodical Infância Excepcional published in the Bulletins of the Public Education and Health Secretariat of Minas Gerais government during the 1930s and 1940s. The purpose […]

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