BORGES, A.A.P.; SIEMS, M. E. R. . Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 1, p. 1-26, 2020.

  • Home
  • BORGES, A.A.P.; SIEMS, M. E. R. . Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 1, p. 1-26, 2020.

BORGES, A.A.P.; SIEMS, M. E. R. . Fontes do conhecimento histórico em Educação e Educação Especial: entre a tradição e a renovação. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 1, p. 1-26, 2020.

26 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

Resumo
O entendimento das bases históricas sobre as quais se assentam os saberes e as práticas nas quais se apoiam os profissionais atuantes nos diferentes níveis e modalidades que constituem os sistemas educativos é elemento fundamental para o avanço técnico, científico, social e cultural. A renovação das metodologias em pesquisa histórica a partir do movimento denominado como Escola dos Annales, ampliou o leque de perspectivas historiográficas de compreensão da estruturação dos variados campos de atividades humanas, oportunizando expansão e diversificação de olhares e rompendo a lógica da história como crônica de acontecimentos. O artigo traz uma pesquisa exploratório- descritiva, que busca analisar as bases teórico-metodológicas em que foram desenvolvidos os estudos históricos em Educação Especial apresentados no período de 2008 a 2018, em eventos acadêmico-científicos de destaque no campo da Educação Especial e da História da Educação em contexto brasileiro. Para tanto, foram utilizadas as seguintes categorias: o objeto de estudo/tema e área de educação especial em que se insere; o recorte temporal considerado; as fontes priorizadas, os procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados; e os referenciais teórico-epistemológicos indicados. Os resultados indicam que a produção de pesquisas na História da Educação Especial ainda é incipiente e reflete a interdisciplinaridade do campo de conhecimento, reconhecendo que a História da Educação Especial é antes de tudo, indisciplinada.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO

Skip to content