Educação especial e a COVID-19: o exercício da docência via atividades remotas

Educação especial e a COVID-19: o exercício da docência via atividades remotas

16 de maio de 2022 Bárbara Matoso Comments Off

Resumo

É apresentado um panorama da atuação de professores de educação especial frente as atividades remotas durante o período da pandemia da Covid-19. Professores que atuam na modalidade foram ouvidos através de um questionário autoaplicado. Os resultados apontam os desafios da adoção de atividades nesse formato, principalmente na utilização dos recursos tecnológicos. Enquanto o trabalho docente se intensificou, a participação dos estudantes diminuiu, evidenciando o impacto negativo desse momento na educação de alunos com deficiência.

Link para acesso

Referências

ARRUDA, Eudicio Pimenta. Educação, educação a distância e tecnologias digitais: perspectivas para a educação pós-Covid-19. Pensar a Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, mar./mai. de 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2011.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017a.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 2017b.

BRASIL. Lei nº 14.040 de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, 2020a.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11 de 7 de julho de 2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno: Distrito Federal/DF, 2020c.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5 de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Conselho Pleno. Conselho Nacional de Educação.: Distrito Federal/DF, 2020b.

BRASIL. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

GESTRADO-CNTE. Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Trabalho docente em tempos de Pandemia: Relatório Técnico. Belo Horizonte, 2020.

GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. Educação Especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas. In: GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (Org.). As Tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, p.11-24, 2012.

IANNIZZOTTO, Giancarlo; NUCITA, Andrea; FABIO, Rosa Angela; CAPRÌ, Tindara; LO BELLO, Lucia. Remote Eye-Tracking for Cognitive Telerehabilitation and Interactive School Tasks in Times of COVID-19. Information, Catania, v. 11, n. 6, jun. de 2020.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017-2018, 2020.

INEP. Instituto Nacional de estudos e pesquisa educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília: Inep. 2020.

LAPRAIRIE, Kimberly; HINSON, Janice. When Disaster Strikes, Move Your School Online. Journal of Educational Technology Systems, v. 35, n. 209, 209-214, 2006.

LUCAS, Megan, NELSON, Julie; SIMS. David. Schools’ responses to Covid-19: Pupil engagement in remote learning. Slough: NFER. 2020.

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos, SP: UFSCar, 2014.

MOHAN, Gretta et al. Learning for all? Second-level education in Ireland during covid-19. Esri survey and statistical report series, n. 92, jun. de 2020.

OCDE. Making the Most of Technology for Learning and Training in Latin America. OECD Skills Studies, OECD Publishing: Paris, 2020.

PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, n. 33, 1-18, 2017.

REIMERS, Fernando; SCHLEICHER, Andreas. A Framework to Guide an Education Response to the COVID-19 Pandemic of 2020. OCDE: 2020.

SAMAILA, Dominic et al. Impact of Covid-19 Pandemic on People with Disabilities and its Implications on Special Education Practice in Nigeria. International Journal of Innovative Science and Research Technology, India, v. 5, n. 6, 803-808, jun. de 2020.

UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Inclusão e educação – Todos, sem exceção. Paris: UNESCO, 2020.

UNITED NATIONS. Policy Brief: A disability inclusive response to Covid-19. ONU: New York, 2020.