Gouvêa, F. C. F., & Borges, A. A. P. (2023). Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e157.
Gouvêa, F. C. F., & Borges, A. A. P. (2023). Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e157.
Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil.
De autoria de Fernando Gouvêa e Adriana A. P. Borges, o artigo do trata da relação entre dois importantes intelectuais brasileiros, Anísio Teixeira e Helena Antipoff. Ambos lutaram por condições de igualdade de acesso à escola, não só pela matrícula, mas por uma escola que fosse verdadeiramente democrática e pudesse acolher as diferenças individuais.
Intelectuais de pensamento e ação, os dois atuaram nos campos político e institucional, além de desenvolverem inúmeras pesquisas. Foram cotejados artigos de ambos que tratam de temas comuns, além da pesquisa em fontes como a correspondência estabelecida entre os intelectuais e a correspondência mediada por Helena Dias Carneiro, uma colaboradora de Antipoff.
A análise empreendida no artigo permitiu reconhecer a importância destes intelectuais para o campo educacional, com destaque para a Educação Rural e Educação Especial.
Gouvêa, F. C. F., & Borges, A. A. P. (2023). Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e157.
Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil.
De autoria de Fernando Gouvêa e Adriana A. P. Borges, o artigo do trata da relação entre dois importantes intelectuais brasileiros, Anísio Teixeira e Helena Antipoff. Ambos lutaram por condições de igualdade de acesso à escola, não só pela matrícula, mas por uma escola que fosse verdadeiramente democrática e pudesse acolher as diferenças individuais.
Intelectuais de pensamento e ação, os dois atuaram nos campos político e institucional, além de desenvolverem inúmeras pesquisas. Foram cotejados artigos de ambos que tratam de temas comuns, além da pesquisa em fontes como a correspondência estabelecida entre os intelectuais e a correspondência mediada por Helena Dias Carneiro, uma colaboradora de Antipoff.
A análise empreendida no artigo permitiu reconhecer a importância destes intelectuais para o campo educacional, com destaque para a Educação Rural e Educação Especial.
Disponível em:
Português: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67573/35035
English: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/67573/35036