Nota Técnica nº 146, de 27 de novembro de 2013

Nota Técnica nº 146, de 27 de novembro de 2013

27 de novembro de 2013 Bárbara Matoso Comments Off

Resultados do III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças.

NOTA TÉCNICA Nº 146, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013
Resultados do III Prêmio Experiências Educacionais
Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças
O Ministério da Educação – MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças por meio da Portaria MEC, nº 1.246/2011.
O III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças objetiva identificar experiências de educação infantil inclusivas, nas redes públicas brasileiras.
Serão premiados os Relatos de Experiência das Secretarias de Educação e das Escolas Públicas, de educação infantil ou de educação básica com educação infantil. Também será concedida a Menção Honrosa a curso de formação de professores com foco na educação infantil inclusiva.
A terceira Edição do prêmio recebeu 169 relatos de experiências de educação infantil inclusivas e indicação de 41 cursos de formação para menção honrosa. Conforme o Artigo 18º do Regulamento, o processo de seleção compreendeu três fases; a Habilitação dos Participantes; a Seleção dos Relatos de Experiência e Julgamento para Premiação.
Na fase de seleção a Comissão responsável classificou 23 Relatos de Experiências, assim distribuídos:
Categoria 1 (Secretaria de Educação) – 07 (sete) Relatos de Experiências; Categoria 2 (Escola pública) – 10 (dez) Relatos de Experiências;
Menção Honrosa – 06 (seis) cursos de formação
Conforme o segundo Parágrafo do referido artigo, durante a segunda fase, os membros da Comissão de Seleção emitiram pareceres técnicos mediante visitas às Escolas e Secretarias selecionadas.
Desse modo, foram pré-selecionadas e visitadas, as Secretarias e Escolas abaixo relacionadas:

CATEGORIA 1 – SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

Florianópolis
Creche Almirante Lucas Alexandre Boiteux

Conforme previsto no Artigo 20, do Regulamento, serão premiadas três
Experiências de Escolas Públicas, três Experiências de Secretarias de Educação e concedida Menção Honrosa a um curso de formação continuada com foco na educação infantil inclusiva.
Na categoria 1 – Secretarias de Educação
A primeira colocada receberá:
– Troféu e Diploma;
– Visita de intercâmbio internacional, para conhecer a experiência espanhola de
educação infantil, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 07 (sete) dias custeadas pelo OEI/Fundação MAPFRE, para 02(dois) representantes;

• Divulgação do Relato de Experiência.
    A segunda colocada receberá:
    – Troféu e Diploma;
  • Visita de Intercâmbio para conhecer uma experiência educacional nacional, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 04 (quatro) dias custeadas pelo MEC/SECADI, para 02 (dois) representantes;
  • Divulgação do Relato de Experiência.
    A terceira colocada receberá:
    166
    – Troféu e Diploma;
    – Visita de Intercâmbio para conhecer uma experiência educacional nacional, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 04 (quatro) dias custeadas pelo MEC/SECADI, para 02 (dois) representantes;
    Na categoria 2 – Escolas Públicas
    A primeira colocada receberá:
    – R$ 10.000,00 (dez mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
    – Visita de Intercâmbio para conhecer uma experiência premiada na categoria, com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem por até 04 (quatro) dias custeadas pelo MEC/SECADI, para 02 (dois) representantes;
  • Divulgação do Relato de Experiência.
    A segunda colocada receberá:
    – R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
    – Divulgação do Relato de Experiência.
    A terceira colocada receberá:
    – Troféu;
  • R$ 6.000,00 (seis mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI; III
    – Divulgação do Relato de Experiência.
    O resultado final será divulgado no dia 06 de dezembro de 2013, em cerimônia de premiação, no Hotel Onda Mar – Recife/PE.
    167

BRASIL. Nota Técnica nº 146, de 27 de novembro de 2013. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a-consolidacao-da-inclusao-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf Acesso em: 31 dez. 2018.