INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: AUXILIANDO OS PROFESSORES A ENCONTRAR O PERFIL FUNCIONAL DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA PARA SUBSIDIAR A CONSTRUÇÃO DO PDI
Adriana M. Valladão Novais VAN PETTEN; Emanuely Santos JAVARROTTI; Marisnei Souza DOURADO RESUMO: A Educação Inclusiva é um direito e pressupõe a igualdade de oportunidades, acesso e a valorização das diferenças. Para que a inclusão ocorra de maneira efetiva são necessários recursos e estratégias que valorizem o potencial funcional das crianças, um dos recursos mais […]
Continue lendoACESSIBILIDADE CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÕES COM BASE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA (1988-2020)
Márcia Marília Teixeira Alves de Souza DUARTE; Adriana Araújo Pereira BORGES RESUMO: A Educação Especial se manteve, por um longo período, em espaçossegregados, constituídos por classes ou escolas especiais. Após a promulgação daConstituição Federal de 1988, fortaleceram-se as políticas públicas de inclusão escolar.Orientações sobre adaptação, adequação e flexibilização curricular passaram a constar emdocumentos oficiais. Recentemente, […]
Continue lendoA CRIANÇA ANORMAL NOS MANUAIS DE PSICOLOGIA RECOMENDADOS ÀS ESCOLAS NORMAIS (1917 – 1961)
Cristina Rodrigues de Oliveira Lima; Raquel Martins de Assis; Adriana Araújo Pereira Borges. Resumo: O presente trabalho dedicou-se a investigar o conceito de criança anormal divulgado nos manuais de introdução à Psicologia, indicados como leitura obrigatória aos professores em formação nas Escolas Normais. Diante das renovações educacionais e das reformas escolares implementadas no Brasil, as […]
Continue lendoCONTRIBUIÇÃO DA REDE MINEIRA DAS APAES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES TÉCNICAS
Bruna Caroline Morato Israel; Adriana Araújo Pereira Borges RESUMO: As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estão presentes em mais de 430 cidades mineiras. A atuação dessas instituições na Educação Especial é reconhecida em todo Brasil. Com o advento do paradigma da inclusão escolar, as APAEs tiveram que se adaptar. Faz-se necessário compreender […]
Continue lendo