ESTUDO COMPARADO SOBRE A EDUCAÇÃO NAS APAES EM MINAS GERAIS
E NO PARANÁ: ENTRE MUTAÇÕES E PERMANÊNCIAS
As APAEs têm seu papel reconhecido na história da Educação Especial no Brasil dado o atendimento prestado ao aluno com deficiência, a qual passou por diferentes fases. Se antes as pessoas com deficiência eram institucionalmente excluídas da sociedade, hoje a luta é por uma inclusão de qualidade em todos os âmbitos de suas vidas. Atualmente, […]
Continue lendoO Reconhecimento do Transtorno Depressivo entre os alunos de um curso de Medicina por professor e por mentores
A graduação em medicina envolve vários desafios para os alunos, como a competição poruma vaga, as altas exigências do curso e os valores das mensalidades. A medicina é umacarreira muito valorizada socialmente e algumas famílias investem suas expectativas em umdos membros, que deve corresponder e se formar médico. Apesar dessa valorização, alunosuniversitários de medicina sofrem […]
Continue lendoA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
A educação de surdos é um tema complexo e envolve uma história marcada por equívocos e lutas sociais. O Congresso de Milão, realizado em 1880 e que contou com educadores de surdos, proclamou que a língua oral era mais apropriada do que a comunicação gestual. Essa posição acabou tendo reflexos que se estenderam por um longo tempo. No Brasil não foi diferente. Estudos realizados sobre o Instituto Nacional de Educação dos Surdos - INES (GOLDFELD, 1997; STROBEL, 2009; MORAIS; CRUZ, 2020; dentre outros) destacam a prevalência do oralismo durante décadas na instituição.
Continue lendoA ESCOLARIZAÇÃO DE AUTISTAS EM MINAS GERAIS (1980/1990) – UMA ANÁLISE A PARTIR DA CIRCULAÇÃO DO CONCEITO
Dentre os principais desafios da educação especial na atualidade está a escolarização de criançascom autismo. Os alunos que possuem o transtorno desenvolvem características muito específicascomo dificuldades na área da linguagem e interação social, além de comportamentos restritivos eestereotipados. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi confundido por muito tempo coma deficiência intelectual e com […]
Continue lendo