Teses e Dissertações

  • Home
  • Teses e Dissertações

O Reconhecimento do Transtorno Depressivo entre os alunos de um curso de Medicina por professor e por mentores

A graduação em medicina envolve vários desafios para os alunos, como a competição poruma vaga, as altas exigências do curso e os valores das mensalidades. A medicina é umacarreira muito valorizada socialmente e algumas famílias investem suas expectativas em umdos membros, que deve corresponder e se formar médico. Apesar dessa valorização, alunosuniversitários de medicina sofrem […]

Continue lendo

A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

A educação de surdos é um tema complexo e envolve uma história marcada por equívocos e lutas sociais. O Congresso de Milão, realizado em 1880 e que contou com educadores de surdos, proclamou que a língua oral era mais apropriada do que a comunicação gestual. Essa posição acabou tendo reflexos que se estenderam por um longo tempo. No Brasil não foi diferente. Estudos realizados sobre o Instituto Nacional de Educação dos Surdos - INES (GOLDFELD, 1997; STROBEL, 2009; MORAIS; CRUZ, 2020; dentre outros) destacam a prevalência do oralismo durante décadas na instituição.

Continue lendo

A ESCOLARIZAÇÃO DE AUTISTAS EM MINAS GERAIS (1980/1990) – UMA ANÁLISE A PARTIR DA CIRCULAÇÃO DO CONCEITO

Dentre os principais desafios da educação especial na atualidade está a escolarização de criançascom autismo. Os alunos que possuem o transtorno desenvolvem características muito específicascomo dificuldades na área da linguagem e interação social, além de comportamentos restritivos eestereotipados. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi confundido por muito tempo coma deficiência intelectual e com […]

Continue lendo
Skip to content