VAN PETTEN, A.M.V.N. ; ROCHA, T. C. ; BORGES, ADRIANA ARAÚJO PEREIRA . Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 127-140, 2018.
- Home
- VAN PETTEN, A.M.V.N. ; ROCHA, T. C. ; BORGES, ADRIANA ARAÚJO PEREIRA . Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 127-140, 2018.
VAN PETTEN, A.M.V.N. ; ROCHA, T. C. ; BORGES, ADRIANA ARAÚJO PEREIRA . Política de cotas na universidade federal de minas gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 5, p. 127-140, 2018.
Resumo
Neste estudo analisamos a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo geral foi identificar o perfil dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas, por meio da análise de características como o tipo de deficiência, a área de estudos escolhida, a idade, o sexo, entre outros. A fundamentação para a realização da pesquisa permeia a compreensão in loco do estabelecimento da Política de cotas. Dentre os diversos aspectos identificados, foi possível notar que os alunos são formados pela maioria de homens, com deficiência física e a maior parte escolheu cursos da área da saúde. Esses resultados, em linhas gerais, embasaram a conclusão da necessidade de ampliação das discussões e reflexões acerca das demandas de acessibilidade que as instituições federais podem apresentar nos próximos anos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARQUIVO